Educação Ambiental


IV CONFERÊNCIA INFANTO JUVENIL PELO MEIO AMBIENTE NA ORLANDO.



Ontem  dia 21, aconteceu a nossa Conferência na Escola, foi um  momento em que estudantes, professores e demais interessados reuniram-se para dialogar sobre como transformar nossa escola em um espaço educador sustentável.
Os nossos delegados apresentaram vários projetos: Melhor aproveitamento do espaço com construção de Horta e jardim, ações para manter a limpeza das salas, pátio e arredores, reciclagem para reaproveitar o lixo e produtos tecnológicos descartáveis. Tudo isso fará parte do projeto que o delegado (a) escolhido (a) apresentará na DE.
Parabenizamos, os professores, os alunos delegados e os demais que participaram das apresentações e em especial as mães que compareceram ao evento. Também parabenizamos os alunos Marco Aurélio da 8ª série A e Bárbara da 8ª série B que empataram na votação da escolha do delegado que nos representará.






Dia 17 de outubro em ATPC , os professores da nossa escola tiveram uma palestra com a Bióloga Carmem Lúcia Zaine Menezes sobre educação ambiental. A Bióloga apresentou todos os projetos desenvolvidos pela CESP, e tirou dúvidas dos professores. Ficou claro que todos esses projetos procuram promover o desenvolvimento sustentável, assegurando às gerações presentes e futuras o direito de uma convivência harmoniosa com a natureza.  Em nosso município, na fazenda Buritis, está sendo desenvolvido um novo projeto " Trilha Sensorial" que está aberto à visitas. Durante a palestra foi estabelecidos os objetivos da visita aos professores envolvidos no Projeto Educação Ambiental Crítica e Participativa já agendado anteriormente pelas coordenadoras.
A palestra foi produtiva e agradecemos a parceria. 




APRENDENDO A USAR E PRESERVAR

O MEIO AMBIENTE.



O 6º ano B nas aulas de ciências ministradas pela professora Caroline também trabalharam o Projeto Educação Ambiental crítica e participativa.

De início houve um trabalho em sala de aula sobre poluição do ar e do solo, poluição da água, importância do saneamento básico, doenças transmitidas pela água contaminada e produção diária de resíduos.

 Depois foi realizada a conscientização dos alunos sobre economia de água, reciclagem e preservação do meio ambiente através do vídeos, leituras de textos e análise de conta de luz.

Num terceiro momento foram desenvolvidas atividades para reconhecerem a diferença entre aterro sanitário e lixão e quais impactos ambos causam.

Em seguida foram realizadas atividades e quadros comparativos sobre separação de resíduos domésticos.

Depois foi feito um trabalho sobre identificação do que é coleta seletiva e as cores das lixeiras para reciclagem.

 Para finalizar a turma visitou o lixão municipal e concluiram com a produção de relatórios.

 PARABÉNS PELO TRABALHO! AGORA É SÓ POR NA PRÁTICA TUDO QUE APRENDERAM MENINADA!!!



                CIÊNCIAS + EDUCAÇÃO CRÍTICA E PARTICIPATIVA.

A turma do 6º ano A coordenados pela professora Rita nas aulas de ciências também participaram ativamente do Projeto EDUCAÇÃO CRÍTICA E PARTICIPATIVA. O desenvolvimento das ações  passou pelas seguintes etapas:
   1- Sensibilização:  planejamento e levantamento prévio para detectar e discutir possíveis soluções aos danos ambientais existentes 
     na região.
     2-    Pesquisa sobre os principais impactos ambientais que podem comprometer uma microbacia.
        3-    Trabalho de Campo: Visita à córregos da região onde os grupos de aluno identificaram a presença ou não de mata ciliar, o assoreamento de cursos de água e erosão. Também foi realizado a verificação do pH para uma comparação com o pH da água da escola.
    4-      Relatório sobre as observações e as possíveis provid~encias para manter ou recuperar a área. Ilustração sobre áreas degradadas e as intervenções  necessárias.



VISITA À TRILHA ECOLÓGICA: 
APRENDIZAGEM E PARATICIPAÇÃO!
 










A 1ª série C e 2ª série B  participaram do Projeto educação Ambiental Crítica e Participativa desenvolvendo as seguintes atividades:
  • Estudo das relações ecológicas, fixação do conteúdo através do reconhecimento das relações através de imagens;
  •  Reconhecimento e conhecimento das fases do reflorestamento;
  • Estudo das classificações das espécies da fauna e da flora;
  • Visita a Trilha da Anta na Fazenda Buritis para reconhecimento prático dos temas trabalhados em sala de aula;
  • Produção de Power Point sobre a visita e confecção de um quebra cabeça;
  • Apresentação dos resultados.


EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E PARTICIPATIVA NAS AULAS DE GEOGRAFIA.



     As 6ªséries A e B nas aulas de Geografia e orientados pela professora Agnes realizaram estudo de mapas dos Biomas brasileiros (conteúdo do Currículo Vol. 2 e 3). Em seguida realizaram pesquisas na sala de informática e em casa sobre esses Biomas.

     Na sala de aula fizeram exposições em grupo sobre os Biomas ( localização, fauna, flora, regime de chuvas, etc.).

     Após a exposição dos grupos, fizeram cartazes com figuras de seus Biomas. Conseguiram inserir nossa região nos Biomas comparando-o com a Faixa de transição do autor e  geógrafo Aziz Ab’ Saber.

    Após o estudo dos Biomas, fizeram o estudo do desmatamento que eles vem sofrendo ao longo dos séculos, os motivos e as consequências para o meio ambiente e para o homem.

  Depois de todo estudo, os alunos visitaram a Fazenda Buritis e passaram pela Trilha da Anta e pela Trilha Sensorial, onde puderam ver na prática o que aprenderam nas aulas.

    Houve discussão, debate e troca de informações após a visita.       Confeccionaram relatório e redação.






Nenhum comentário:

Postar um comentário