IV CONFERÊNCIA INFANTO JUVENIL PELO MEIO AMBIENTE NA ORLANDO.
Ontem dia 21, aconteceu a nossa Conferência na
Escola, foi um momento em que
estudantes, professores e demais interessados reuniram-se para dialogar sobre
como transformar nossa escola em um espaço educador sustentável.
Os nossos
delegados apresentaram vários projetos: Melhor aproveitamento do espaço com construção
de Horta e jardim, ações para manter a limpeza das salas, pátio e arredores,
reciclagem para reaproveitar o lixo e produtos tecnológicos descartáveis. Tudo isso
fará parte do projeto que o delegado (a) escolhido (a) apresentará na DE.
Parabenizamos, os
professores, os alunos delegados e os demais que participaram das apresentações
e em especial as mães que compareceram ao evento. Também parabenizamos os
alunos Marco Aurélio da 8ª série A e Bárbara da 8ª série B que empataram na
votação da escolha do delegado que nos representará.
Dia 17 de outubro em ATPC , os professores da nossa escola tiveram uma palestra com a Bióloga Carmem Lúcia Zaine Menezes sobre educação ambiental. A Bióloga apresentou todos os projetos desenvolvidos pela CESP, e tirou dúvidas dos professores. Ficou claro que todos esses projetos procuram promover o desenvolvimento sustentável, assegurando às gerações presentes e futuras o direito de uma convivência harmoniosa com a natureza. Em nosso município, na fazenda Buritis, está sendo desenvolvido um novo projeto " Trilha Sensorial" que está aberto à visitas. Durante a palestra foi estabelecidos os objetivos da visita aos professores envolvidos no Projeto Educação Ambiental Crítica e Participativa já agendado anteriormente pelas coordenadoras.
A palestra foi produtiva e agradecemos a parceria.
APRENDENDO A USAR E PRESERVAR
O MEIO AMBIENTE.
O 6º ano B nas aulas de ciências ministradas pela professora
Caroline também trabalharam o Projeto Educação Ambiental crítica e
participativa.
De início houve um trabalho em sala de aula sobre poluição do ar
e do solo, poluição da água, importância do saneamento básico, doenças
transmitidas pela água contaminada e produção diária de resíduos.
Depois foi realizada a
conscientização dos alunos sobre economia de água, reciclagem e preservação do
meio ambiente através do vídeos, leituras de textos e análise de conta de luz.
Num terceiro momento foram desenvolvidas atividades para
reconhecerem a diferença entre aterro sanitário e lixão e quais impactos ambos
causam.
Em seguida foram realizadas atividades e quadros comparativos
sobre separação de resíduos domésticos.
Depois foi feito um trabalho sobre identificação do que é coleta
seletiva e as cores das lixeiras para reciclagem.
Para finalizar a turma
visitou o lixão municipal e concluiram com a produção de relatórios.
PARABÉNS PELO TRABALHO! AGORA É SÓ POR NA PRÁTICA TUDO QUE APRENDERAM
MENINADA!!!
CIÊNCIAS
+ EDUCAÇÃO CRÍTICA E PARTICIPATIVA.
A turma do 6º
ano A coordenados pela professora Rita nas aulas de ciências também participaram
ativamente do Projeto EDUCAÇÃO CRÍTICA E PARTICIPATIVA. O desenvolvimento das
ações passou pelas seguintes etapas:
1- Sensibilização: planejamento e levantamento prévio para
detectar e discutir possíveis soluções aos danos ambientais existentes
na
região.
3-
Trabalho
de Campo: Visita à córregos da região onde os grupos de aluno identificaram a
presença ou não de mata ciliar, o assoreamento de cursos de água e erosão.
Também foi realizado a verificação do pH para uma comparação com o pH da água
da escola.
4- Relatório sobre as observações e as
possíveis provid~encias para manter ou recuperar a área. Ilustração sobre áreas
degradadas e as intervenções necessárias.
|
A 1ª série C e 2ª série B participaram do Projeto educação Ambiental
Crítica e Participativa desenvolvendo as seguintes atividades:
- Estudo das relações ecológicas, fixação do conteúdo através do reconhecimento das relações através de imagens;
- Reconhecimento e conhecimento das fases do reflorestamento;
- Estudo das classificações das espécies da fauna e da flora;
- Visita a Trilha da Anta na Fazenda Buritis para reconhecimento prático dos temas trabalhados em sala de aula;
- Produção de Power Point sobre a visita e confecção de um quebra cabeça;
- Apresentação dos resultados.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E PARTICIPATIVA NAS AULAS DE GEOGRAFIA.
As 6ªséries A e B nas aulas de Geografia e orientados pela professora Agnes realizaram estudo de mapas dos Biomas brasileiros (conteúdo do Currículo Vol. 2 e 3). Em seguida realizaram pesquisas na sala de informática e em casa sobre esses Biomas.
Na sala de aula fizeram exposições em grupo sobre os Biomas ( localização, fauna, flora, regime de chuvas, etc.).
Após a exposição dos grupos, fizeram cartazes com figuras de seus Biomas. Conseguiram inserir nossa região nos Biomas comparando-o com a Faixa de transição do autor e geógrafo Aziz Ab’ Saber.
Após o estudo dos Biomas, fizeram o estudo do desmatamento que eles vem sofrendo ao longo dos séculos, os motivos e as consequências para o meio ambiente e para o homem.
Depois de todo estudo, os alunos visitaram a Fazenda Buritis e passaram pela Trilha da Anta e pela Trilha Sensorial, onde puderam ver na prática o que aprenderam nas aulas.
Houve discussão, debate e troca de informações após a visita. Confeccionaram relatório e redação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário